Artigo

Receita de Panqueca

De vez em quando, ainda bate aquela vontade de comer panquecas. Não enjôo de jeito nenhum. Enquanto isso, vamos aprimorando receitas, recheios, jeitos de fritar. No último fim de semana, para aumentar o incentivo ao café da manhã dominical, o nosso pancake day da semana, ganhamos um vidro de geléia caseira de morango. Nham nham!

Panquecas

Aproveitei sugestões de leitores para publicar nossa receita.

Panqueca:
Rende 10 unidades

INGREDIENTES:

  • 150g de farinha de trigo branca;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 pitada de noz moscada ralada na hora;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de chá de fermento químico;
  • 2 ovos;
  • 200ml de leite;
  • 100ml de água e
  • 2 colheres de sopa de manteiga (aproximadamente 50g).

MODO DE PREPARO:

  1. Peneirar e misturar todos os ingredientes secos em uma tigela. Fazer um buraco no meio da farinha e quebrar os ovos lá dentro, como na Foto 1, abaixo. Em um receptáculo, juntar a água ao leite e reservar. Com um whisker (misturador) ou um garfo, ir misturando os ovos à farinha, sem tentar misturar tudo de uma só vez. A farinha vai sendo incorporada ao misturar os ovos aos poucos. Conforme for ficando muito sólido para mexer, vai acrescentando o leite com água. Quando todo o leite estiver incorporado, misturar bem pra não sobrarem nódulos. Usar uma espátula pra raspar a tigela e ter certeza de que a massa está homogênea.

  2. Derreter a manteiga em fogo baixo com cuidado para não queimar. Esta manteiga derretida será usada tanto na massa de panqueca, quanto na fritura. Para derretê-la, você pode usar a própria frigideira em que serão feitas as panquecas, depois. Após derretê-la, derramá-la em um receptáculo e passar uma toalha de papel no fundo da frigideira pra extrair o excesso, mas não precisa limpar com força, pois a frigideira deve ficar levemente untada. Acrescentar à massa uma pequena parte (algo como uma colher de sopa) desta manteiga e misturar bem até homogeneizar. A massa deve ficar como na Foto 2, abaixo. Guardar o restante para a fritura.

  3. Aquecer bem a frigideira, depois baixar o fogo para médio e começar a fritar as panquecas, pegando a massa com uma concha (cuidado pra não colocar muito, experimente com as quantidades). Ao colocar a massa viscosa na frigideira quente, ela começará a fritar formando pequenas bolhinhas no centro da massa e bordas mais amareladas, como indica a Foto 3. Isto significa que está quase no ponto para virar. Então, com uma espátula, começar soltando as bordas e depois o restante da panqueca e virar a massa. Deixar alguns segundos e tirar do fogo. Conforme for necessário, molhar a espátula na manteiga derretida e passar na frigideira.

  4. Por fim, servir da forma que lhe parecer mais apetitoso: com manteiga, mel, geléia, limão com açúcar etc.

Eggs

1. colocando os ovos.

Pancake

2. massa viscosa e homogênea.

Pancake

3. na fritura, as bolhinhas no centro e as bordas amarelas indicam a aproximação do ponto para virar a panqueca.

Panqueca

4. pronta com recheio.

Comentários (9 comentários)

Deixe aqui seu comentário