Artigo

El Living

Um dia voltarei a Puerto Natales. Está entre as cidades mais lindas que já conheci. Fica no sul do Chile, na região da Patagônia. Puerto Natales é uma típica cidade de interior: pequena, com cerca de 19 mil habitantes, ideal para percorrer à pé ou de bicicleta e povoada por gente simpática; mas com um certo ar cosmopolita: bons restaurantes, culinária diversa,  até que um bom oferecimento de produtos em mercados para uma cidade pequena etc. Tudo isso somado ao frio – no verão, a temperatura média é de 10C – e à proximidade do Parque Torres del Paine, este é um dos lugares em que eu adoraria viver.

No pouco tempo em que lá estivemos, o restaurante que mais frequentamos foi o vegetariano El Living.

Hoje, sempre que estou em casa pensando em comer uma sopa ou um bom sanduíche, acompanhado de um chá, em um lugar agradável, ideal para passar horas lendo um livro ou uma revista, com excelente fundo musical, penso no El Living.

El Living - Puerto Natales

Era comum irmos lá para jantar depois de um longo dia de turistada, ou simplesmente para tomar um café. As sopas, sanduíches, saladas e demais petiscos oferecidos eram bastante contemporâneos, com misturas diferentes e muito interessantes.

O Chile não é conhecido por ter bom café, ao contrário, é bastante difícil encontrar espressos e costuma-se tomar café da pior maneira, solúvel em água. No El Living, encontramos o lugar ideal para acabar com nossa abstinência em cafeína. Café realmente gostoso!

Também tinham boas cervejas locais e ótimos chás, que aliás, eram servidos de forma bastante criativa: numa mini cumbuca, como um chimarrão.

O melhor do El Living, porém, está nas pilhas de revistas diferentes, em diversos idiomas, para ler nos sofás perto da janela, com vista para a praça central. Na porta de entrada, há uma estante cheia de livros para troca: escolha um e deixe o seu alí para o próximo turista que se interessar. Foi assim que deixei o Saramago por um guia de Trekking na Patagonia.

  • El Living: Arturo Prat, 156. 11am – 11pm. Aberto somente de Outubro até meio de Abril (período de alta temporada).

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –