Artigo

Beringela à milanesa

Eu adoro beringela. Gosto de todos os jeitos: refogada, em salada, recheada e por aí vai. Um dos meus modos preferidos é à milanesa. Entretanto, neste quesito não dei tanta sorte com o marido. Ele tem milhões de qualidades, mas gostar de beringela não é uma. Resultado: a pobre coitada quase não tem vez em casa.

Beringela à milanesa

No último sábado, entretanto, fui à feira e não resisti. Ela estava linda e viçosa e eu precisava preparar um almoço solitário, pois o marido se ausentara. Não tive dúvida, taquei três na sacola e lá fui contente para casa fazer minha primeira beringela.

Depois de lavá-las, cortei em rodelas de, mais ou menos, 8 mm e as deixei mergulhadas em leite dentro de um receptáculo. Enquanto isso, preparei a farinha de rosca batendo pão velho no liqüidificador até que ficasse bem fininha. Separei três tigelas com os seguintes ingredientes:

1- farinha de trigo branca

2- uma gema de ovo batida com um pouco do leite onde estavam mergulhadas as beringelas e um bom punhado de sal

3- farinha de rosca

Feito isso, passei as rodelas de beringelas, uma a uma, em cada uma das tigelas na ordem acima, virando sempre dos dois lados e tomando cuidado para que ficassem bem empanadas. Forrei uma frigideira com uns 2 dedos de azeite de oliva e deixei esquentando no fogo (eu uso azeite para frituras, de modo geral, mas você pode usar óleo, se preferir). Assim que o azeite ficou bem quente, comecei a fritar. Controle a temperatura do óleo para não ficar nem muito quente e queimar as beringelas, mas também nem muito brando, para não deixá-las encharcadas de gordura. Assim que dourar a casca, tira-a com uma escumadeira deixando escorrer bem o óleo. Para ficar mais sequinha, coloque sobre uma grade onde o óleo possa pingar.

Beringela à milanesa

Beringela à Milanesa:

(acompanhamento para 2 a 3 pessoas)

    • 1 beringela grande ou 2 pequenas
    • 1 gema de ovo
    • leite (o bastante para cobrir as rodelas de beringela em uma tigela)
    • 1 xícara de farinha de trigo branca
    • 1 xícara de farinha de rosca
    • azeite de oliva ou óleo para fritura

    Comentários (29 comentários)

    Em ter dado beringela pra gente comer…

    rbp / May 26th, 2008, 10:55 pm / #

    O queijo devia estar MUITO bom…

    rbp / May 28th, 2008, 2:57 pm / #

    Ulha, verdade, 18 comentários!

    rbp / May 29th, 2008, 12:06 pm / #

    Deixe aqui seu comentário