Artigo

Bolinho de Arroz

Esta semana criei coragem para fazer fritura na cozinha e me aventurei resgatando a antiga receita de bolinho de arroz. Aprendi há muito tempo com uma amiga. Aquele tipo de receita que se faz a olho, não tem medida… e não é que eu ainda lembrava. Não é nada difícil, veja só:

– Ingredientes (as medidas não são exatas, precisa ter feeling mesmo):

Arroz – de 2 a 3 xícaras do arroz pronto
Farinha de trigo – 1 1/2 xícara
Maisena (opcional) – 1/2 xícara
Ovo – 1 (gema e clara)
Leite – 1 copo
Sal ou caldo knorr – à gosto
Cebolinha ou salsinha picada – à gosto

– Modo de preparo:

Pegue a sobra do arroz e misture com ovo, acrescente um pouco de farinha e mexa com a mão ou com uma colher de madeira.

Para ajudar a dar liga, vá colocando leite aos poucos. Se achar necessário, acrescente mais farinha. A massa não pode ficar dura demais. A idéia é formar uma massa homogênea não muito consistente, para que o bolinho fique macio; mas também não pode ficar líquida, senão você não consegue fritá-lo.

A maisena serve para deixar a casquinha do bolinho um pouco mais crocante. Se quiser usá-la, coloque no momento em que acrescentar a farinha de trigo. E da mesma forma, vá completando com leite até chegar no ponto da massa.

Por fim, coloque o sal ou o caldo knorr e misture bem para distribuir o sabor. Se quiser, coloque um pouco de cebolinha ou salsinha picada e mexa.

Para fritar, utilize uma panela ou uma frigideira um pouco mais alta, coloque de 2 a 3 dedos de óleo e deixe esquentar. Depois, é só ir pegando a massa com uma colher de sopa e jogando dentro do óleo quente.

Atenção, a massa não pode estar firme de modo que você consiga modelar fazendo bolinhas com ela. É para estar mais molenga mesmo. O formato do bolinho de arroz vai depender de como ele cai no óleo e se consolida no processo de fritura.

Frite e pronto. Huuum!

Como a receita está no modo mineirinho mesmo (um tiquim de farim, mais um téquim de arroiz etc…), se tiver algum problema, pode comentar, perguntar… Quem sabe eu me arrisco a inventar medidas decentes para ela ;)