Artigo

Tutorial Flickr I: como começar

Antes de mais nada, esclareço que eu não tenho nenhum vínculo com o Flickr, de modo que este post não se responsabiliza por quaisquer informações erradas. Sou apenas mais uma usuária deste serviço.

Este tutorial é para quem tem interesse em saber o que é e como usar o Flickr e para quem busca uma boa ferramenta para dispor ou fazer backup de suas fotos na Internet.

Como o Flickr possui milhares de funções, não será possível abordar todas as informações em um único post. Vou no passo-a-passo e a cada artigo abordarei um assunto diferente. Este é sobre como começar o Flickr.

    1. O que é o Flickr?

O Flickr (fala-se fliquer) é um serviço na Internet para disponibilizar e compartilhar suas fotos digitais ou digitalizadas (scanneadas).

    2. Como posso usá-lo?

Existem três tipos de usuários do Flickr: não cadastrado; cadastrado com conta-simples e cadastrado com conta-pró.

Usuário não cadastrado (não paga nada):

  • pode buscar imagens para download.

Este usuário pode entrar na página do Flickr – www.flickr.com – escolher um tema que queira pesquisar imagens, escrevê-lo no campus busca e clicar em “buscar”:

flickr1.jpg

 

Por exemplo, pesquisando pela palavra “casa”, é possível encontrar diversas imagens que tenham alguma coisa relacionada a esta palavra. Veja o resultado desta busca: http://www.flickr.com/search/?q=casa

Clicando em alguma dessas imagens encontradas, o usuário não cadastrado poderá ou não ter acesso às imagens em resolução original. Tudo depende de como o dono da imagem a configurou. Pode fazer o download respeitando os direitos autorais do dono da foto.

Usuário cadastrado com conta-simples (não paga):

  • pode buscar imagens para download;
  • inserir suas próprias fotos;
  • fazer upload de até 100,00 MB de imagens por mês;
  • cada imagem não pode exceder o limite máximo de 5,00 MB e
  • pode criar no máximo 3 álbuns.

Ter uma conta no Flickr traz muitas vantagens. A melhor é o fato de que você também pode inserir suas próprias fotos para compartilhar uma festa, uma viagem etc. O usuário cadastrado com a conta-simples poderá fazer o upload de até 100,00 MB de imagens por mês, sendo que cada imagem não poderá exceder o limite de 5,00 MB. Poderá também montar até no máximo 3 álbuns no total.

Usuário cadastrado com conta-pró (R$ 45,90 por ano):

  • pode buscar imagens para download;
  • inserir suas próprias fotos;
  • não tem limite para upload de fotos;
  • cada imagem não pode exceder o limite máximo de 10,00 MB e
  • pode criar infinitos álbuns.

Diferente do usuário de conta-simples, quem tem a conta-pró não possui limite de upload por mês e nem de criação de álbuns. O limite de tamanho por foto é bem grande: 10,00 MB. Esta conta é ideal para quem gosta de disponibilizar fotos em alta resolução e/ou quer ter um backup de suas imagens.

    3. Como me cadastrar?

Basta entrar na página principal do Flickr – www.flickr.com – e clicar em “Criar sua conta”. O passo-a-passo deles é bem simples e fácil de seguir. Vou pular esta etapa de explicação.

    4. Já sou cadastrado, como fazer upload das imagens?

Ao fazer o login, com seu usuário e senha, você irá cair numa página que terá algo semelhante a isto:

flickr2.jpg

 

Clique em “Fazer upload de fotos” (destacado em vermelho). Então, abrirá uma nova página com etapas a serem seguidas.

– Clique em “Escolher Fotos” na etapa 1. Abrirá uma janela do seu computador para que você selecione as imagens que quer inserir. Procure a pasta em que guardou suas fotos, selecione as que vai colocar no Flickr e clique em “ok”.

– Em seguida, você deverá definir a privacidade desta ou destas imagens. Significa que você pode escolher quem vê suas fotos. Você pode deixar sua imagem pública, para que qualquer pessoa veja, ou pode deixá-la particular, para que apenas você a veja. Se quiser que apenas seus amigos a vejam, escolha a opção “particular visível para amigos”. Se quiser que apenas sua família veja, escolha “particular visível para família”. Se quiser que amigos e família vejam, escolha as duas opções simultaneamente. Veja as possibilidades abaixo:

flickr3.jpg

 

– Depois disso, clique em “Fazer upload de fotos”.

– Concluída esta etapa, você deverá descrever suas fotos: incluir título, legenda e tags. Clique em “Descreva suas fotos”. (Atenção: esta etapa é opcional. Caso não queira colocar título, a imagem receberá o nome do arquivo que foi enviado do seu computador. Se você usa máquina digital, é provável que o nome seja algo semelhante a “DSC05409″).

– Você chegará numa página como esta:

flickr4.jpg

 

– Substitua o título pelo de sua preferência; escreva uma descrição e acrescente tags. Ops, o que são tags? Tags são palavras que você pode associar a cada imagem para facilitar a busca de outras pessoas. Por exemplo, no caso desta foto acima, eu poderia adicionar tags como: “flor”, “cor de rosa”, “natureza” etc.

– Nesta mesma página, à sua direita, haverá um lugar para inserir suas imagens em um álbum (veja a figura abaixo). Apenas selecione o álbum a que devem pertencer estas suas fotos e, depois de acrescentar os títulos, descrições etc de cada imagem, clique em “Salvar este lote”. Atenção: você não é obrigado a inserir suas imagens em um álbum. Faça apenas se quiser.

flickr5.jpg

 

    5. Editar foto por foto a partir da página principal

Assim que suas fotos estiverem na sua página principal do Flickr, você poderá editá-las quanto quiser. Trocar título, legenda, tags, alterar o grau de privacidade etc. Para alterar título, basta clicar sobre ele até que apareça o cursor e você possa escrever o novo título e salvar (como mostra a figura abaixo). O mesmo vale para alterar a legenda. Como você pode observar nesta figura, também é trivial alterar a privacidade ou excluir a foto.

flickr6.jpg

 

Para alterar a privacidade, clique em “Alterar” ao lado de onde está dizendo “esta foto é pública” ou “esta foto é particular” e faça a mudança que deseja. Para deletar, clique em “Excluir”. Uma mensagem aparecerá perguntando se tem certeza de que deseja fazer isso, clique em “ok” e pronto.

Todas as imagens deste artigo foram geradas a partir de um print-screen das páginas do Flickr.

Comentários (4 comentários)

Deixe aqui seu comentário