Artigo

Edelweiß, Weiß Blühest

O Edelweiß é uma flor branca que nasce nos Alpes da Europa na região da França, Itália, Suíça, Iugoslávia e Áustria, onde, tradicionalmente, se tornou o símbolo do país. É uma flor de  verão de climas temperados, portanto, nasce nas porções mais altas e frias das montanhas.

Foto by Robertt em Stock.xchng

Existem muitas lendas sobre esta flor. Uma delas diz que um rapaz, quando apaixonado por uma garota, deveria escalar a montanha, numa expedição difícil e arriscada, pegar um edelweiss e trazê-lo para a amada como prova de seu amor. Ainda hoje, no folclore austríaco, as danças e músicas tirolezas fazem referência a esta lenda.

Historicamente, o Edelweiss foi usado como símbolo do movimento jovem anti-nazista chamado The Edelweiss Pirates, nos anos 1930.

Mais tarde, em 1959, foi criado nos Estados Unidos o musical The Sound of Music (conhecido no Brasil como A Noviça Rebelde), que conta a história da nobre família Von Trapp no período de avanço do III Reich. As canções são de Richard Rodgers e as letras de Oscar Hammerstein II – uma das músicas da peça é a Edelweiss.

Clipe “Edelweiss” em The Sound of Music.

Edelweiss, Edelweiss

Edelweiss, Edelweiss

Every morning you greet me

A cada manhã você me cumprimenta

Small and white,

Pequena e branca,

Clean and bright

Limpo e brilhante

You look happy to meet me.

Você parece feliz em me encontrar.

Blossom of snow

Flor da neve

May you bloom and grow,

Que você floresça e cresça

Bloom and grow forever.

Floresça e cresça para sempre.

Edelweiss, Edelweiss

Edelweiss, Edelweiss

Bless my homeland forever.

Abençoe minha terra para sempre.

É interessante notar que esta música não é alemã e nem austríaca. Foi criada nos Estados Unidos em inglês e somente depois passada para a versão em alemão.

Em 1970, no livro Astérix entre os Helvécios’ (Astérix chez les Helvètesfez), há também referência à “estrela de prata”. A história se passa na Suíça e para fazer a poção, Panoramix precisa de um edelweiss.

Já no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, surge na Áustria a banda popular Edelweiss. Uma de suas canções é a Bring me Edelweiss (Traga-me Edelweiss), que faz referências satirizadas às lendas desta flor e aos costumes dos povos daquele país. Com boa dose de humor e sexualidade, retrata danças, vestuários entre outras tradições.

O refrão da música diz:

So when you really love me

Quando você realmente me amar

Darling, bring me Edelweiss

Querido, traga-me edelweiss

So when you really love me

Então, quando você realmente me amar

You should bring me Edelweiss

Você deve me trazer edelweiss

Clipe da música “Bring me Edelweiss” da banda Edelweiss.

Tantas são as referências desta delicada flor. Particularmente, ela representa a origem da minha família austríaca; a infância do meu pai neste país; oma e opa, meus avós maternos, que nasceram em Tirol e Salzburg, respectivamente.

O opa, Karl Bernatzky, quando vivia em Dreizehnlinden (Treze Tílias-SC), era músico, tocador de clarinete na banda da cidade. A roupa para apresentação nas festas envolvia uma calça social, camisa, um paletó e o tradicional chapéu austríaco verde ou cinza, adornado com bótons de bandeiras e brasões, penachos e um edelweiss. As danças, nas quais tantas vezes participaram minha mãe e a oma, representavam as tradições da região do Tirol, assim, as mulheres usavam vestidos típicos camponeses, cabelos trançados ou presos em coque e um edelweiss em forma de colar ou broche. Os homens usavam a famosa calça de couro com suspensórios, sendo que no cinto havia também o desenho desta flor.

Não é à toa que esta pequena flor me remete não só às origens da minha família, mas também à minha infância, às longas férias em Dreizehnlinden-SC, às festas de natal, casamentos etc. É além de tudo uma linda lembrança do opa Bernatzky, que hoje vive em Entre Rios-PR e sempre foi um velhinho muito bonachão e por quem tenho imenso carinho e saudades.

Referência além das citadas em links ao longo do artigo:

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

ONDE COMPRAR UM EDELWEISS?

Minhas informações são imprecisas, mas como muitos perguntam, já vou deixar aqui minha resposta, assim, evito ter de repetir ao longo dos comentários.

Creio que em Treze Tílias-SC seja possível comprá-la, já que a cidade mantém estreita relação com a Áustria e muitos artigos são importados e revendidos. O Edelweiss que ganhei do meu avô foi comprado lá, em Treze Tílias. Todavia, há muitos anos que não vou para esta cidade, assim, não posso garantir esta informação. Outro lugar possível é a própria Áustria ou nos outros países da região dos Alpes (Suíça, Itália, França e Alemanha). Minha irmã, por exemplo, trouxe um Edelweiss de Chamonix, na França. No inverno, entretanto, é mais difícil de encontrar do que no verão, dada que esta é uma flor de verão. Eu mesma estive na Áustria no inverno e tive muita dificuldade para encontrar. Consegui comprar em Innsbruck, em uma loja para turistas. Na hora de procurar, peça pelo “echte edelweiss” (em alemão, edelweiss verdadeiro), pois senão vão lhe mostrar apenas as milhões de coisas (camisetas, chapéus etc) com o edelweiss estampado e não o de verdade.

Comentários (37 comentários)

Muito legal o post! :)

Carla / September 7th, 2007, 1:02 pm / #

Deixe aqui seu comentário