Artigo

Menção Honrosa no Concurso de Fotografia

Está difícil parar para escrever no Das Haus. Dessa vez, a desculpa paulistana da correria intensa não é só uma mera desculpa.

Das últimas novidades:

  • Viciamos em comer lámen no Aska, na Liberdade;
  • Estamos ouvindo a trilha sonora do Coraline, ainda que não tenhamos visto o filme, e as músicas do seriado de comédia Flight of the Conchords;
  • Pintamos nossa cristaleira de vermelho e instalamos alguns quadros, prateleiras e penduradores na casa;
  • Adotamos também a bike como meio de transporte em São Paulo (e cara, é uma delícia pedalar no trânsito);
  • O rbp andou fazendo cookies maravilhosos e também um yakissoba divino;
  • As aulas voltaram com tudo e a melhor matéria não é na Geografia, é nas Artes Plásticas.

A maior novidade, porém – e motivo pelo qual devo agradecer a participação de todos os leitores de Das Haus na enquete de fotografias – é que ganhei Menção Honrosa no 2º Concurso Universitário de Fotografia da Sony-Fotografe. Yeeees! :-) Significa que uma das minhas fotografias ficou entre as 10 primeiras colocadas dentre cerca de 3.500 imagens participantes.

Depois do resultado da Enquete aqui no blog, na qual quatro imagens foram finalistas, escolhi as três que seriam enviadas ao concurso: Motocicleta, Balaio de Farinha e Museu Nacional de Brasília. Porque não enviamos a que ficou em primeiro lugar, a fotografia da Noite? Apesar dela ter sido a mais votada, e concordamos ser muito bonita, achamos que não era condizente com o tema do Concurso, “Meu olhar sobre o Brasil”. Não há nada nela que revele uma carasterística marcante do país. Assim, escolhemos as outras três seguintes.

Fiquei realmente grata por todos que entraram aqui no Das Haus para votar. Nada como o feeling do público para escolher o que é legal. Vocês acertaram em cheio!

Quem quiser conferir, a fotografia premiada está publicada na edição 150 da revista Fotografe Melhor (de capa azul) e também ficará exposta na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompéia até 9 de Abril, junto com as 3 primeiras colocadas e as outras 6 fotografias com Menção Honrosa. Todas muito belas. Vão lá ver. Aos que estão mais longe, há também uma publicação no site.

Museu Nacional de Brasília

Fotografia premiada: Vendedor à sombra, Museu Nacional de Brasília. 4 de Janeiro de 2008.

Evento Premiação

Recebendo o certificado de Menção Honrosa de Mauricio Dias (Gerente Comercial da Editora Europa) ao lado do também premiado Alexandre Freitas Maciel (RJ). Foto de Mário Bock.

  • Exposição das Fotografias premiadas no 2º Concurso Universitário de Fotografia Sony-Fotografe:

Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompéia
Rua Turiassú, 2.100, São Paulo – SP
Até 09 de Abril de 2009.

Comentários (8 comentários)

Aêêê, parabéns!! (Eu já tinha mandado antes, mas enfim.) Mereceu! (Mais do que uns outros, aliás, sem querer ser… hm, nepotista.)

Agora… posso polemizar? Só um pouco?
Não saberia entrar nos conceitos geógrafos ou geográficos de o que é um país, mas me incomoda um pouco – e esse concurso pareceu ser um exemplo – de que só pessoas fazem um país. Tudo bem, retratar um lugar, como na foto de Ubatuba (era lá, né?), não necessariamente mostra ‘o país’, já que poderia ser outro lugar; mas não é. É no Brasil. A menina, o pataxó, o muleque no parque, são só um pedaço, não são uma representação inteira do Brasil. São uma imagem pequena tentando representar o todo, sem mostrar. Um lugar também, oras. O país não se faz sem o povo, e seria completamente diferente com outras pessoas; mas também seria completamente diferente em outro lugar (e arrisco até dizer que, se o lugar fosse diferente, o povo também seria).
Enfim, estou só rabugenciando porque achei a ‘Noite’ muito boa, e acho que você teve seus motivos pra não mandá-la, e acho que o júri inclusive concordaria com os seus motivos, mas eu não muito.

Mudando de assunto:
– A trilha do Coraline tem They Might Be Giants, né? (Ouvi dizer que tinha. Ia perguntar se era boa, mas acho que a resposta é óbvio, né? A não ser que vocês andem a ouvindo como penitência pelo tanto de macarrão que andam comendo!)
– Achava que Flight of the Concords era uma banda… lá vou eu pro YouTube, então.
– Aliás, depois. Primeiro, desculpa se eu abuso do espaço privilegiado de comentador, oquei? É com boas intenções…

Badá / March 16th, 2009, 12:02 pm / #

Deixe aqui seu comentário