Artigo

Logo Pierre Monbeig

Se você entrar, agora, no site da Geografia, vai ver lá o logo do Encontro que está acontecendo esta semana. Fui convidada, no começo deste ano, para criar tanto o logo, quanto o cartaz do evento Geografia: Tradições e Perspectivas, que está homenageando o geógrafo francês Pierre Monbeig, um dos importantes fundadores do Departamento de Geografia da USP.

Monbeig, sempre acompanhado de um cachimbo, teve grande importância por seus estudos acerca do Estado de São Paulo. Estes dois aspectos estão representados no logo.

Cachimbo Monbeig

Na época em que fiz este trabalho, ainda não usava programas vetoriais. Fiz tudo no GIMP. O mapa, criei a partir de uma foto, que tirei de um atlas do século XIX. Depois, tratei a imagem de modo a ficar com a forma do Estado de São Paulo. Não foi preciso ajuste de cor na imagem – o amarelo “envelhecido” é natural. O cachimbo é o clássico do Magritte, escolha feita pela organização do evento. No fim, é como se as inspirações para as grandes idéias de Monbeig saíssem de seu cachimbo.

Sem dúvida, se fosse fazê-lo hoje, faria diferente, dada a carga de coisas novas que tenho aprendido sobre ilustrações e design de modo geral. Mas eu gosto deste trabalho, em particular, porque ele marca uma nova fase. Foi a primeira vez em que fiz algo por encomenda de alguém que não fosse da família, tive de apresentar propostas e passar pelo crivo de outras pessoas. Depois dele, disparei a fazer uma série de outras coisas relacionadas.

Comentários (1 comentário)

Deixe aqui seu comentário