Artigo

Novas aquisições nas estantes

Ou, pelo menos, aguardando a chegada das novas estantes.

Na semana passada fomos à feira de livros da USP, que acontece todos os anos, em Novembro. Não deveríamos nos entregar à tentação de sair comprando, até porque, ainda estamos na situação calamitosa de não ter onde guardá-los no escritório, mas 50% de desconto é irresistível. No fim de semana, inclusive, instituímos de vez o piano como prateleira de livros. Tá, não é a melhor maneira de se usar um piano. Mas tocar mesmo, ninguém mais toca, é melhor colocar livros a porta-retratos.

Cheguei na feira sem nenhuma indicação concreta de livros. Antes de descer ao saguão de livros, encontrei um amigo da Geo (afinal, a feira acontece no prédio da Geografia e História):

– A feira está bombando. Aquela é a pior banca de todas – disse ele apontando em direção a uma muvuca de gente.

– E o que tem lá?

– Ah, uns lances de livros de arquitetura, design.

Lá lá lá. Era exatamente o que pretendia procurar. Mas antes de entrar em desespero, fui passear e ver o que tinha acontecendo.

Nos primeiros três minutos, dou de cara com um amigo da editoração, com quem trabalhei há uns anos, na editora. Perfeito!

– Um bom livro de tipografia é?

Me recomendou Elementos do Estilo Tipográfico, um livro de capa vermelha. Adivinhem de qual editora? A da muvuca. Me preparei psicologicamente e lá fui encarar o tumulto. Tudo por um bom livro à preço de banana. Chegar perto para ver o que mais tem na banca? Impossível. Lá de longe: moça, você tem Elementos do Estilo Tipográfico?

Era só o que tinha de referência, era só o que iria comprar. É, eu não me preparei. Esqueci de pedir sugestões para o pessoal do trabalho e bobeei.

Mas a sorte anda mesmo comigo e quando vejo, do outro lado da banca, às margens do monte de gente, está nada mais nada menos do que a pessoa certa na hora exata: nosso amigo designer, artista gráfico, o autor do cartaz que temos em casa e curador de diversas exposições de artes gráficas em SP. Foi assim que consegui todas as recomendações e saí da feira chacoalhando as mãozinhas de felicidade. Oba, oba, tenho mais uma pilha de bons livros para ler.

E o que eu comprei? Basicamente, deixei todo o meu dinheiro na mesma editora e levei:

  • Elementos do Estilo Tipográfico, de Robert Bringhurst
  • Pensar com Tipos, de Ellen Lupton
  • O Design Brasileiro antes do Design, organizado por Rafael Cardoso
  • Objetos de Desejo – design e sociedade desde 1750, de Adrian Forty

New books

New books

Comecei pelo “O Design Brasileiro”, um livro com ponto de vista mais histórico. Estou achando um excelente começo. Ideal para introduzir o assunto. Sem contar com as ilustrações, que são interessantíssimas. Depois, acho que vou para o da Ellen Lupton, que é um clássico de tipografia, além de ser um assunto que me faz falta conhecer.

Foi uma feira lucrativa. Cheguei sem perspectiva alguma e encontrei as duas pessoas certas, perfeitas para as indicações de que precisava :)

Comentários (0 comentários)

Não há comentários neste artigo até o momento.

Deixe aqui seu comentário