Novas aquisições nas estantes
Ou, pelo menos, aguardando a chegada das novas estantes.
Na semana passada fomos à feira de livros da USP, que acontece todos os anos, em Novembro. Não deveríamos nos entregar à tentação de sair comprando, até porque, ainda estamos na situação calamitosa de não ter onde guardá-los no escritório, mas 50% de desconto é irresistível. No fim de semana, inclusive, instituímos de vez o piano como prateleira de livros. Tá, não é a melhor maneira de se usar um piano. Mas tocar mesmo, ninguém mais toca, é melhor colocar livros a porta-retratos.
Cheguei na feira sem nenhuma indicação concreta de livros. Antes de descer ao saguão de livros, encontrei um amigo da Geo (afinal, a feira acontece no prédio da Geografia e História):
– A feira está bombando. Aquela é a pior banca de todas – disse ele apontando em direção a uma muvuca de gente.
– E o que tem lá?
– Ah, uns lances de livros de arquitetura, design.
Lá lá lá. Era exatamente o que pretendia procurar. Mas antes de entrar em desespero, fui passear e ver o que tinha acontecendo.
Nos primeiros três minutos, dou de cara com um amigo da editoração, com quem trabalhei há uns anos, na editora. Perfeito!
– Um bom livro de tipografia é?
Me recomendou Elementos do Estilo Tipográfico, um livro de capa vermelha. Adivinhem de qual editora? A da muvuca. Me preparei psicologicamente e lá fui encarar o tumulto. Tudo por um bom livro à preço de banana. Chegar perto para ver o que mais tem na banca? Impossível. Lá de longe: moça, você tem Elementos do Estilo Tipográfico?
Era só o que tinha de referência, era só o que iria comprar. É, eu não me preparei. Esqueci de pedir sugestões para o pessoal do trabalho e bobeei.
Mas a sorte anda mesmo comigo e quando vejo, do outro lado da banca, às margens do monte de gente, está nada mais nada menos do que a pessoa certa na hora exata: nosso amigo designer, artista gráfico, o autor do cartaz que temos em casa e curador de diversas exposições de artes gráficas em SP. Foi assim que consegui todas as recomendações e saí da feira chacoalhando as mãozinhas de felicidade. Oba, oba, tenho mais uma pilha de bons livros para ler.
E o que eu comprei? Basicamente, deixei todo o meu dinheiro na mesma editora e levei:
- Elementos do Estilo Tipográfico, de Robert Bringhurst
- Pensar com Tipos, de Ellen Lupton
- O Design Brasileiro antes do Design, organizado por Rafael Cardoso
- Objetos de Desejo – design e sociedade desde 1750, de Adrian Forty
Comecei pelo “O Design Brasileiro”, um livro com ponto de vista mais histórico. Estou achando um excelente começo. Ideal para introduzir o assunto. Sem contar com as ilustrações, que são interessantíssimas. Depois, acho que vou para o da Ellen Lupton, que é um clássico de tipografia, além de ser um assunto que me faz falta conhecer.
Foi uma feira lucrativa. Cheguei sem perspectiva alguma e encontrei as duas pessoas certas, perfeitas para as indicações de que precisava :)
Comentários (0 comentários)
Não há comentários neste artigo até o momento.
Deixe aqui seu comentário