Artigo

E-meeter no Yahoo Open Hack Day

O fim de semana foi intenso. Depois de sexta e sábado em trabalho de campo, desbravando rios mata a dentro, cheguei em São Paulo e mal tive tempo de trocar de roupa e substituir os itens da mochila para ir ao Senac Santo Amaro, onde estava acontecendo o Yahoo Open Hack Day Brasil 2008.

Uma maratona de dois dias corridos, sábado e domingo, para pessoas desenvolverem projetos com aplicações do Yahoo. Quando cheguei, a equipe da qual fiz parte estava desenvolvendo um medidor de evento, um eventômetro, ou event-meter, que rapidamente migrou para event-meeter e se transformou no e-Meeter. O tal medidor conseguia captar mensagens do Twitter e uploads do Flickr de pessoas envolvidas em um determinado encontro e medir a intensidade com que esses posts surgiam na Internet, revelando assim o quanto o evento estava bombando.

Formamos o maior grupo do Hack Day, com 11 pessoas: desenvolvedores – a maioria de Python – engenheiros e designers, equipe na qual me encaixei. Criamos uma aplicação com interface para computador, outra para mobile e com leds foi possível também gerar um medidor físico, hardware: conforme a popularidade do evento aumentava, os leds brilhavam mais, acompanhados de uma música, cuja velocidade também variava de acordo com as quantidades de twitters e flickrs.

Passar 21 horas em meio a geeks foi uma experiência legal. Eu já deveria estar acostumada, mas a concentração torna a experiência mais intensa. Animados e aplicados, é delicioso trabalhar com gente criativa e que aproveita cada oportunidade para criar pelo simples fato de ser divertido, sem um grande propósito, exceto o de estar entre amigos desenvolvendo e pensando em como resolver problemas.

Adote um Geek

Por fim, não nos encaixamos em nenhuma das categorias pré-determinadas pelo Yahoo. Criaram, porém, uma nova categoria só para nos premiar: What the Hack was that? – que significa “a galera mandou bem, fez um negócio legal, mas o que diabos é isso e para que serve?”. Hack no seu sentido mais puro!

Abaixo estão vídeo da apresentação, fotos oficiais, logo do nosso projeto e links preferidos do #brhackday08.

  • Apresentação da equipe E-meeter

  • Nosso logo

Logo e-meeter

  • Foto oficial de premiação
Postaria, não fosse uma imagem com todos os direitos reservados. Ainda que eu esteja na foto, ela não é minha. Fazer o quê: vai o link!
  • Links preferidos

– Vídeo Puff Hacking – genial

Oi! Open Hack Day Brazil was a blast

Comentários (6 comentários)

Deixe aqui seu comentário