Artigo

Mapas, mapas e mais mapas

Pensa-se que com o Google Maps, os geógrafos perderam sua utilidade. Porém, não só de mapas de ruas e imagens de satélite vive a geografia.

Neste semestre, por exemplo, terei de fazer um estudo de uma bacia hidrográfica. Os mapas que irei usar, no entanto, não estão no Google Maps. A bacia está distribuída ao longo de quatro cartas topográficas diferentes. No site do IBGE, fiz o download do arquivo em “pdf” de cada uma (abaixo, ensino como encontrar cartas e mapas no site do IBGE – é bem legal e tem muita coisa disponível).

Primeiro problema: o Photoshop, aparentemente, não abre pdf (ou o micro no trabalho estava ruim ou eu não soube fazer). Em casa, abri os arquivos no Gimp (que abre pdf) e passei para o formato “jpg”. As cartas, porém, não se encaixavam: umas maiores, algumas tortas, outras pequenas demais. O Gimp, ainda que talvez fosse possível usar, estava dando um trabalho danado para editar. Ele é  péssimo, por exemplo, para arrastar imagens, girar, esticar etc.

Abri os arquivos “jpg” no Photoshop e, após algumas horas, tenho um único arquivo com todas os mapas devidamente costurados. Ufa! Já delimitei a área de que preciso e mandei imprimir na gráfica.
Cartas Topográficas

Download de mapas no IBGE:

Em geografia, o que mais se usa é a carta topográfica 1:50 000, por isso, o passo a passo a seguir vai levar a estas. Porém, se sua necessidade é outra, creio que rapidamente conseguirá buscar o que precisa.

  1. entre em www.ibge.gov.br;
  2. clique em Geociência no topo da página;
  3. desça na página até chegar no tópico Download, onde haverá duas possibilidades de links: “Estatísticas” e “Geociência”. Clique em “Geociências”;
  4. Abrirá uma página em pop-up com várias pastinhas. Clique na pasta “mapas”;
  5. Depois, na pasta “topográficos”;
  6. Agora, clique na pasta “topo50″ (cartas topográficas na escala 1:50.000 );
  7. Por fim, entre na pasta “pdf”;
  8. Abrirá uma lista com uma série de nomes de mapas de diferentes. Localize o mapa desejado e copie o arquivo para sua máquina.

Comentários (0 comentários)

Não há comentários neste artigo até o momento.

Deixe aqui seu comentário