Artigo

Deuter X Curtlo

Outro dia atendi um cara interessado em mochilas cargueiras e perguntando sobre modelos diferentes. Dentre alguns, ofereci uma Deuter 60L. O rapaz, meio ressabiado, trucou:

– Mas essa Deuter é boa mesmo? A qualidade se equipara à Curtlo?

Momentos de tensão. Que vontade de pedir seis: “Boa? Há, a Deuter é muito melhor. Infinitamente melhor. Não tem comparação. Imagine, marca alemã, só pode ser boa, mas boa pra c*!”

A pergunta geralmente é inversa, hehe. Quase não acreditei, mas achei engraçado.

Vamos aos fatos: a Curtlo é uma marca nacional de mochilas e vestuários para atividades outdoor. Boa! Muito boa mesmo. Todos os equipamentos que eu tenho são da Curtlo: cargueira, saco de dormir, isolante térmico, necessaire, calça-bermuda para trekking, camiseta dryfit e por aí vai. Eu trabalhava vendendo isso, não comprava porque era mais barato, mas sim porque era bom de verdade! De fato, considero a Curtlo a melhor marca nacional. Se você está buscando uma boa mochila cargueira para caminhadas, mas não quer gastar quase um barão em uma importada, compre a Curtlo. Não só o material é de qualidade, como o design é inteligente: zíper no lugar certo, bolsos versáteis, aberturas laterais que agilizam o uso etc. Aliás, uma super vantagem de se ter um bom equipamento de marca nacional é a assistência à reparos. Estragou um zíper, manda para a loja, que encaminha para a fábrica, que troca em uma semana e, possivelmente, sem cobrar nada. Já vi isso, é sério!

Mas compre a Curtlo caso não queira gastar quase um barão numa importada. Um barão eu estou exagerando, mas de modo geral, importadas são mais caras. Porém, se você estiver disposto a investir, então, sugiro uma Deuter. Deuter tem todas as vantagens da Curtlo, mas de forma ainda mais efetiva. A Curtlo surgiu no mercado para ser referência de boas mochilas nacionais. Até então, só as importadas eram realmente boas. Tem feito um excelente papel, mas continuo achando que uma Deuter é melhor. A Deuter (fala-se “dóiter”), além de tudo, é referência internacional!

Mas tudo isso eu estou falando no Das Haus. Não poderia dizer para o moço: “a Deuter é melhor e pronto”. Até porque, eu compraria uma briga desnecessária com uma empresa que realmente respeito. Precisa ter muito feeling na hora de vender e eu sou péssima nisso, mas não vem ao caso agora.

Pensando nisso tudo, lembrei de quando estávamos em Puerto Natales, no Chile, procurando um raincover* para as cargueiras. Compramos um da Doite, hehe. Não, eu não escrevi errado, é Doite mesmo. Até hoje eu desacredito da cara de pau, mas alguém teve a pachorra de criar uma marca chamada “Doite”. Hilário!

Paine Grande

Eu e a minha Doite. A mochila é uma Curtlo, Highlander 50+10L :-)

* raincover (rain=chuva; cover=capa) é uma capa de chuva, nesse caso, para mochilas. Quando você vai fazer trilhas, é importante que tenha um. Nem tudo na mochila é 100% impermeável, nem numa Deuter, então, tenha uma capinha para casos de emergência. Você não quer acampar com suas roupas molhada, vai por mim.

Update: Apesar de que, como bem lembrou o Daniduc, em comentário abaixo, a cargueira Deuter já vem com raincover embutido.

Comentários (10 comentários)

Deixe aqui seu comentário